quarta-feira, 23 de julho de 2008

CORAIS, REVISTA VEJA JULHO 2008


A morte dos corais, causada pela poluição, ameaça 2 milhões de espécies nos oceanos

Os recifes de corais, apreciados por sua beleza e profusão de cores, têm um papel fundamental para os oceanos. Estima-se que sirvam de ABRIGO para 2 milhões de espécies de peixes, moluscos, algas e crustáceos. Tamanha biodiversidade só encontra paralelo nas florestas tropicais. Há tempos os cientistas observam com apreensão a degradação e a morte dos corais em diversas regiões. A culpa seria da poluição produzida pelo homem e do aumento de temperaturas na Terra. (....) Das 1400 espécies de corais conhecidas, 2312 estão em diferentes graus de extinção. QUANDO OS CORAIS SE EXTINGUEM, O MESMO OCORRE COM PLANTAS E OS ANIMAIS QUE DELES DEPENDEM PARA OBTER ALIMENTOS E REFÚGIO CONTRA OS PREDADORES.(...) Os recifes de corais também beneficiam as populações nas regiões litorâneas. Eles servem como um escudo que absorve a movimentação dos mares e diminui a erosão costeira. O declínio mais drástico no número de corais ocorreu entre 1997 e 1998, durante o fenômeno climático El Niño, que provocou o aquecimento das águas. A elevação da temperatura provoca a morte das ALGAS ZOOXANTELAS, que vivem em relação de simbiose com os recifes. São essas algas que, afixadas nos tecidos moles dos corais, lhes fornecem os nutrientes necessários à sua sobrevivência. O calor leva ao branqueamento dos corais (ver figura).(...) A acidificação dos mares, também é fatal para a saúde dos corais. Ao absorver o excesso de dióxido de carbono da atmosfera, os oceanos ficam mais ácidos, o que compromete a construção dos esqueletos calcáreos. A ação direta do homem também tem conseqüências nefastas para os corais. Os resíduos do esgoto e do lixo de cidades litorâneas. (...) A pesca predatória (uso de dinamites) reduz grandes áreas dos recifes a ruínas.

GENÉTICA

Caros alunos,

Está disponível uma lista de exercícios de genética mendeliana na área de download. Boa sorte.

DIVISÃO CELULAR

Existem dois tipos de divisão celular: MITOSE e MEIOSE. A mitose é uma divisão equacional, dividida em prófase, metáfase, anáfase e telófase. A meiose é uma divisão reducional subdividida em meiose I e meioseII. Na meiose I ocorre a prófase I, anáfase I, metáfase I e telófase I. Na meiose II ocorre a prófase II, anáfase II, metáfase II e telófase II.
Qual a diferença entre a prófase I e a prófase da mitose?


DICA: Faça download da animação de divisão celular e responda a questão.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

questão de fungos

Um dos armários do laboratório da escola apareceu com pontos e fios brancos em suas portas, do lado interno. Um dos alunos identificou os pontos e os fios brancos como sendo um tipo de mofo. Para eliminá-lo, passou um pano embebido em álcool na porta, até limpá-la totalmente. Na semana seguinte, para surpresa do aluno, os pontos e fios reapareceram.

A partir dos seus conhecimentos a respeito da estrutura e biologia dos fungos, explique por que o mofo reapareceu.

Saudações Cibernéticas
Airton Jr.



Notícias direto do New York Times, gols do Lance, videocassetadas e muitos outros vídeos no MSN Videos! Confira já!

INÍCIO

Caros alunos, estou iniciando mais essa ferramenta para ajudá-los. Espero que utilizem plenamente esse blog para aumentar os seus conhecimentos nessa caminhada árdua do vestibular.