segunda-feira, 17 de novembro de 2008

BIOÉTICA

Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis: costume e propriedade do caráter . A bioética refere-se, normalmente, a questões éticas que vêm aparecendo com o avançar das ciências da vida. Dessa forma, a bioética têm por objeto esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e a aplicação das tecnociências biomédicas. Um biólogo escreveu que a bioética: “seria um juízo e reflexão crítica sobre conflito de valores, o que cria a angústia da opção.”
Existem 4 correntes sobre a bioética: Liberal-radical, Pragmatista, Naturalística e Personalista. Na liberal-radical não reconhece o outro como um ser humano que merece ser respeitado. Por não ter essa percepção, essa corrente "ética" se predispõe ao egoísmo, que leva a grandes questionamentos como, por exemplo, a liberação do aborto e a fertilização "in vitro". Na corrente Pragmatista baseia se o princípio do "custo benefício" a na ótica utilitarista. O valor da pessoa está na sua "utilidade social", por exemplo: o idoso, o deficiente, a criança não nascida, o doente incurável não são "úteis" para a sociedade, como força de trabalho. Por isso, ela é a favor do suicídio assistido, da eutanásia, do aborto de fetos malformados. Na corrente afirma que "tudo evolui" em função do "bem da espécie" a em função do "bem do gene". Conseqüentemente, a moral deve estar subordinada ao avanço do progresso biológico, social a científico. Na corrente naturalistapersonalista é a corrente de pensamento adotada pela Igreja Católica.

Temas que são abordados na bioética : Aborto, eutanásia, pena de morte, reprodução assistida, manipulação genética ( clonagem, transgênico e célula tronco) , AIDS, transplante de órgãos, contraceptivos, drogas e ecologia.

0 comentários: