terça-feira, 18 de novembro de 2008

gabarito de fisiologia

186. [C]
187. F - V - V - F – F
188. a) O órgão foi o pâncreas.
b) Aumento da taxa de glicose, pois o pâncreas, devido a presença de insulina, controla a taxa de glicose no sangue. A sua remoção impede a absorção pelas células mantendo-se na corrente sangüínea, provocando a diabete mellitus.
c) Digere-se carboidrato pela presença da amilase pancreática.
189. a) Hormônio anti-diurético (ADH) ou vasopressina, produzido no hipotálamo, armazenado e secretado pela neuro-hipófise.
b) Diminui o volume urinário aumentando a reabsorção de água nos túbulos renais.
c) Uréia. Esse composto orgânico é produzido no fígado a partir da amônia derivada do metabolismo de aminoácidos.
190. A droga eritropoietina aumenta o número de glóbulos vermelhos do sangue, cuja função principal é a troca gasosa. A hemoglobina carreada pelos glóbulos vermelhos capta o oxigênio dos pulmões e o entrega aos tecidos, que o utilizam para a realização do metabolismo celular, tendo como um dos produtos finais o trifosfato de adenosina (ATP), que é necessário para a realização de qualquer atividade física. Assim, a eritropoietina, aumentando o número de glóbulos vermelhos, aumentará a entrega de oxigênio aos tecidos, otimizando a produção de ATP e a resistência física do indivíduo.
191. a) transmitida pelos neurotransmissores na sinapse.
b) taquicardia pela liberação da adrenalina.
192. a) Após a menopausa, as taxas do estrogênio e da progesterona diminuem e, conseqüentemente, as taxas dos hormônios FSH e LH, secretados pela adenoipófise, permanecerão altas.
b) A queda da taxa dos hormônios ovarianos, estimula a secreção das gonadotrofinas hipofisárias. Esse mecanismo de controle é denominado feed-back ou retroalimentação negativa.

1 comentários:

Unknown disse...

muito bacana suas aulas Airton!(eu faço extensivo no contemporâneo á noite), Vou visitar com frequência seu blog. Tenha uma linda Semana! Carpe Vitae ॐ